Marketing eletrônico

Marketing eletrônico

Inúmeras organizações vem utilizando o marketing eletrônico como forma de estimular a realização de negócios, oferecendo produtos, serviços, informações aos consumidores e identificando o seu público alvo através da Internet.

O que leva uma empresa a utilizar esta ferramenta de marketing? São vários os motivos. Dentre eles destaco: Alcance global, um motivo forte e motivador para a entrada no mundo do marketing eletrônico. Até pouco tempo as organizações consideravam como concorrentes aqueles que estavam na mesma rua, no mesmo bairro ou até mesmo do seu lado. E agora, qual é a área limite para vender seus produtos ou serviços? Antes se considerava o local do estabelecimento e onde os representantes e parceiros comerciais atuavam. Hoje se pode dizer em algum lugar do mundo onde existir consumidores com acesso a rede mundial - Internet. A organização que se preocupa com a concorrência do outro lado da rua pode estar perdendo muito mais clientes do que imagina. Uma loja do outro lado do mundo pode estar "entrando" direto na casa do consumidor pela Internet, sem você se dar conta.

O custo reduzido é outro motivo que estimula o uso do marketing eletrônico. O e-mail como ferramenta de marketing estão levando muitas empresas a utilizarem este recurso em função da cultura que as organizações estão adquirindo em usar mais o e-mail e menos o fax, telefone e mídia convencional, observando é claro os cuidados técnicos para a melhor utilização deste recurso. Basta definir a informação que se deseja enviar e, pronto!

Várias opções de escolha é o sonho de todo cliente. O marketing eletrônico pode proporcionar isso. Do seu próprio local de trabalho ou de casa, acessar a Internet para adquirir ou obter informações sobre qualquer produto ou serviço. Isto está modificando o perfil das empresas. Quem se preocupa apenas em atender bem seus clientes no horário convencional e em local específico corre sério risco de perdê-los pela atuação mais agressiva das empresas que utilizam a Internet como ferramenta de marketing.

É a utilização correta e competente desta ferramenta que vai garantir o sucesso de qualquer empreendimento nos próximos anos. Quem se adaptar e souber explorar estes recursos terá uma enorme vantagem comercial. Afinal o perfil do internauta é o sonho de qualquer empresa.

O marketing eletrônico não deve acabar com o tradicional, o mais provável é que essas duas formas se unam e aumentem ainda mais as divulgações. Com a interatividade e a convergência tecnológica, a Internet deve se aproximar da televisão e de outros meios de comunicação. Com o marketing, deve-se acontecer o mesmo processo.